Descrição
A peça narra a história de um Major abandonado no asilo pelos filhos logo após a instalação da Comissão da Verdade no Brasil e de como ele tenta encontrar o controle sobre a vida. Ao perceber que seu corpo, sua família e a política do país não são mais controladas por ele, se coloca em teste resolvendo perturbar a paz daqueles que o visitam na manhã de domingo onde o espetáculo se passa.
A visita de um enfermeiro e uma Testemunha de Jeová naquele dia levam o Major a tentar bruscamente relembrar seus tempos de torturador durante o Regime Militar. O confinamento no asilo conduz o protagonista da peça a refletir sobre as convicções morais, filosóficas e religiosas tidas durante a vida.
Companhia Casamento Aberto
O coletivo, cujo nome refere-se a um conceito de uma das novas configurações das relações afetivas, visto que os artistas envolvidos no grupo mantêm relações temporários ou estáveis com outros grupos e coletivos numa relação simbiótica, é composto por quatro artistas, de formação profissional ímpares (Karla Janaína, Victor Hugo Sá, Daniel Arcades e Antonio Fábio), contudo sempre comprometidas com a investigações das expressões cênicas. Criado em 2016 a partir da bem-sucedida montagem de Major Oliveira, que realizou várias e pequenas temporadas na cidade de Salvador, participou de dois festivais de teatro e que está no repertório da companhia. Em 2017 a segunda produção da Companhia Casamento Aberto foi o espetáculo A coleira de Boris e essa montagem abriu um projeto do grupo de excursionar por outras praças, em outras temporadas, “rompendo o hábito de breve vida da maioria dos espetáculos soteropolitanos e aumentando suas ações de interferência no cotidiano da cidade”.
Após a apresentação do espetáculo vai rolar uma atividade "bônus": o PAPOgamBOA, um momento de interatividade com o público em um bate-papo com o artista.
Classificação etária: 16 anos
Ficha Técnica
Texto: Daniel Arcades
Interpretação: Antonio Fábio
Direção: Antonio Fábio e Daniel Arcades
Assistência de direção: Karla Janaína
Cenografia: Gei Correa
Figurino: Antonio Fábio
Trilha Sonora: Ronei Jorge
Desenho de luz: Nando Zâmbia
Fotografias: Uendel Galter
Videos: Art3.Filmes
Maquiagem: Evelyn Barbieri
Direção de movimento: Edeise Gomes
Montagem e operação de luz: Victor Hugo Sá
Operação de som: Amanda Cervilho
Produção e Realização: Cia Casamento Aberto